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27 de Abril de 2024

Lojas do Brasil são tomadas por trocas e devoluções nesta quinta (26)

Publicado por Patricia Francisco
há 10 anos

No primeiro dia útil, depois do Natal, muita gente voltou aos shoppings para resolver esse tipo de problema. Especialista explica os direitos do consumidor.

Neste 26 de dezembro, as lojas do Brasil foram tomadas por gente querendo trocar presentes que receberam no Natal. Ou simplesmente devolver.

Dia de estrear os brinquedos novinhos. Mas na casa da família Assis ainda estava faltando alguma coisa. Na quarta-feira (25), foi o maior susto na hora de abrir a caixa da bicicleta.

“É papel dobrado, embrulho de papel de presente. Dá até pra pensar que tinha realmente a bicicleta aí. Não percebemos, porque a loja forneceu a caixa lacrada e embrulhada pra presente”, conta Márcio de Assis, contador.

A família que nunca tinha passado por uma situação assim resolveu chamar a polícia e registrou um boletim de ocorrência. Outra parte complicada foi explicar para o dono do presente, o Artur - de 1 ano e 8 meses - como Papai Noel pode ter cometido tamanho engano.

“Ele ficou espantado. Todos nós da sala que estávamos presentes ficamos em silêncio, sem reação”, lembra a mãe da criança.

A mãe de Artur diz que daqui pra frente só paga depois de conferir o presente. A loja explicou que o engano foi por erro de um funcionário. E entregou uma caixa, agora com a bicicleta. Artur já fez as pazes com Papai Noel.

No primeiro dia útil, depois do Natal, muita gente voltou aos shoppings para resolver logo esse tipo de problema.

“Deu um defeitinho no cabelo da boneca, parece que mudava de cor, mas não mudou quando chegou em casa”, explica o mecânico Vitor Vieira.

“Estava falando que trocava na água morna. Eu tentei na água fria, na água quente e na água morna. Não deu nenhum certo”, Francis Maia, estudante, nove anos.

“Quando um produto tem defeito ou problema de informação, ou seja, não corresponde com a descrição que foi feita pelo fornecedor, nesse caso o consumidor tem direito de reclamar sobre aquele produto. Lembro que o fornecedor tem até 30 dias pra tentar reparar o problema. Não reparando nesse prazo, o consumidor tem direito a trocar o produto por outro em perfeitas condições, ou ter o dinheiro de volta”, aponta Bruno Burgarelli, Com. Defesa do Consumidor.

FONTE:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/12/lojas-do-brasil-são-tomadas-por-trocasedevolucoes-nesta-quinta-26.html

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