Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

ANS confirma que planos de saúde vão cobrir tratamento domiciliar de câncer

Publicado por Patricia Francisco
há 11 anos

Yara Aquino

Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) confirmou hoje (21) a inclusão de mais 87 procedimentos para beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos que passam a valer a partir de janeiro de 2014. Pela primeira vez, ocorreu a inclusão de 37 medicamentos orais para o tratamento domiciliar de diferentes tipos de câncer. Outros 50 novos exames, consultas e cirurgias passam a fazer parte dos procedimentos que devem ser cobertos pelos planos.

Serão ofertados medicamentos para tratamento de tumores de grande incidência entre a população como os de estômago, fígado, intestino, rim, testículo, útero, ovário e mama. As propostas estavam em consulta pública, mas em maio o governo já havia decidido que estas mudanças seriam garantidas.

“Medicamento extra-hospitalar, principalmente para o câncer, passa a ser obrigatório para os planos de saúde. Medicamentos e procedimentos de assistência farmacêutica fora do hospital não eram obrigatórios para o plano de saúde. É uma mudança de paradigma para o que passa a ser obrigatório. E dá uma maior qualidade de vida ao paciente de câncer”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Foram incluídas no rol de procedimentos 28 cirurgias por videolaparoscopia, que é uma técnica menos invasiva, e a obrigatoriedade de fornecimento de bolsas coletoras intestinais ou urinárias para pacientes ostomizados. Além da inclusão de novos procedimentos, a ANS ampliou o uso de outros 44 procedimento já ofertados no rol da agência. Entre eles estão o exame de Pet Scan, que passa de três para oito indicações.

A ampliação beneficia 42,5 milhões de consumidores com plano de saúde de assistência médica e mais 18,7 milhões com planos exclusivamente odontológicos, de acordo com a ANS. Uma consulta pública foi feita pela agência para colher contribuições para a inclusão e ampliação do rol de procedimentos. Foram recebidas 7.340 contribuições e os consumidores foram responsáveis por 50% delas.

Edição: Davi Oliveira

Fonte : www.agenciabrasil.ebc.com.br

  • Publicações167
  • Seguidores56
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações169
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ans-confirma-que-planos-de-saude-vao-cobrir-tratamento-domiciliar-de-cancer/111961610

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isso significa um grande avanço para os usuários de planos de saúde, sobretudo aqueles que são portadores de câncer.
Entretanto, é preciso que haja uma fiscalização para que essa determinação seja cumprida de fato, evitando assim acréscimos abusivos nas mensalidades dos planos de saúde. continuar lendo

Ótimo, vamos agendar para 1.º de janeiro e divulgar ao máximo este procedimento.
Mas vai aqui um lembrete: caso seja necessário o uso imediato, PEGUE A RECEITA MÉDICA/ATESTADO, em que o médico receite tal medicamento ou sessões de tratamentos, (mande o médico frisar "urgente" na receita médica) e vá até a sua Prefeitura. Caso esta negue, pegue a negativa e junto com atestado médico, fale com seu advogado para promover ação contra a Prefeitura, para fornecimento do medicamento.
abç continuar lendo

A noticia não deixa claro se a inclusão dos 87 novos procedimentos dará ensejo a que os planos de saúde revejam as mensalidades pagas pelos usuários. Acredito que tal esclarecimento seja importante. continuar lendo