Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Comissão do Código de Mineração debaterá importância dos minerais estratégicos

Publicado por Patricia Francisco
há 10 anos

A comissão especial que analisa o novo Código de Mineracao (Projetos de Lei 37/11 e 5807/13) promoverá audiência pública na próxima quarta-feira (30), às 14h30, para debater a importância dos minerais estratégicos, como Nióbio e terras-raras, que são insumos para indústrias de alta tecnologia.

“Além dessa importância econômica, há também todo um envolvimento com as questões de soberania nacional, já que a maioria das reservas encontra-se nos limites de fronteiras do País, em áreas indígenas ou na Amazônia”, explica o relator do novo Código de Mineracao, Edio Lopes (PMDB-RR), que pediu a realização do debate.

Foram convidados para a audiência:

O presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Fernando Lins; o diretor-geral da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tadeu Carneiro; o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Roberto Galery; o consultor em finanças e em biomassa Adriano Benayon; o assessor da Presidência da Eletrobrás Eletronuclear e membro do Grupo Permanente de Assessoria da Agência Internacional de Energia Atômica, Leonam dos Santos Guimarães; e o consultor Legislativo da Câmara Paulo César Ribeiro Lima.

Na reunião, também haverá debate sobre as propostas do Código de Mineracao com o presidente do Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Pará, Zeferino Abreu Neto; e do sócio coordenador do Núcleo Ambiental, Minerário e de Terceiro Setor (NAMTS), Vinícius Francisco de Carvalho Porto, por solicitação dos deputados Jaime Martins (PR-MG) e Gabriel Guimarães (PT-MG).

A audiência será realizada no Plenário 14.

Autor: Da Redação – MR

Fonte: www.sinagencias.org.br

  • Publicações167
  • Seguidores56
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-do-codigo-de-mineracao-debatera-importancia-dos-minerais-estrategicos/112013170

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)